6.22.2010

Portugueses estão mais individualistas

Inquérito que compara valores dos portugueses entre hoje e há uma década, mostrou que os portugueses esta mais individualistas, não morreriam por nada, nem por ninguém, se não pela própria família. No entanto, quase 80 por cento constatam que a "sociedade está a perder valores importantes", revela o inquérito Dez Anos de Valores em Portugal, apresentado no seminário A urgência de educar para valores, na UCP, em Lisboa.
"Este inquérito permite perceber o que é que mobiliza as pessoas e a partir daqui desenvolver um quadro de competências para a educação", explica Lourenço Xavier de Carvalho, investigador responsável pela análise dos dados. Para Lourenço Xavier de Carvalho é a noção de individualismo na sociedade e não o egoísmo que faz os portugueses responderem que concordam em parte ou totalmente que "cada qual cuide de si".
Em 1999, mais de metade concordava, mas este ano o número subiu para 63 por cento. A expressão "olho por olho, dente por dente" mobiliza mais de metade - eram 36 por cento em 1999. "É possível que o contexto social de individualismo e a importância da família conduzam a uma falta de solidariedade para além das fronteiras do núcleo familiar", interpreta.
Ter uma família sólida, amar e ser amado, ser um profissional competente, ser honrado e ter amigos leais são os principais objectivos. Ser famoso e rico são das suas últimas prioridades. Nas tomadas de decisões, o que mais os influência é a consciência e a família. A Bíblia e os líderes religiosos pesam mais do que a ciência ou a comunicação social.

Fonte: publico.pt (30/06/2009) adaptado

Nenhum comentário:

Postar um comentário