10.28.2010

DAR E RECEBER


DAR E RECEBER

Dizemos que existe maior prazer em dar do que receber. Mas, na realidade, gostamos sempre de ser lembrados e, muito especialmente, gostamos de receber uma lembra de alguém que nos quer retribuir gratidão e reconhecimento, por alguma coisa que tenhamos feito.
Neste tempo que vivemos, cada um trava solitariamente as suas próprias lutas e conquistas da vida, procurando satisfazer, em primeiro lugar, as suas próprias necessidades, não sobrando tempo nem dinheiro para ajudar outros que precisam e que estão muito mais carenciados. A rande maioria das pessoas trabalha para "o ter" e para a "realização pessoal e profissional", desejando alcançar, no mais curto espaço de tempo, a segurança, a estabilidade e o conforto que o dinheiro e os bens parecem proporcionar. Mas porque não pensamos nos outros que não têm oportunidades, que têm menos que nós, completamente desfavorecidos, mas que também são pessoas? Será que se trata de uma observação descabida?
Isto é chocante, mas é a realidade, para que nos lembremos também da nossa condição, e deixemos de estar assim tão distantes, olhando por cima do nosso ombro. É preciso compreender que é preciso dar de nós para depois recebermos dos outros.
É por razões como estas e outras que não consigo encontrar motivos de orgulho ou vaidade, porque tenho sempre presente um pensamento que nunca me deixa: "Tu podia ter sido um destes. Estás a orgulhar-te de quê?".
Tenho uma imensa gratidão a Deus pelas suas dádivas e pelas oportunidades que me tem concedido, quando coloca no meu caminho situações que se tornam oportunidades de dar. Sem o sabermos, muitas vezes, quando damos, rasgamos a lista das "coisas em falta de alguém, convertendo isso na bênção de dar e receber. O desespero converte-se em confiança, a instabilidade em segurança.
Fico facilmente comovido quando vejo vidas totalmente transformadas que, com gratidão e como dádiva pelo que fizeram por elas, estão a dar os melhores anos da sua vida, deixando carreira e empregos, investindo na vida dos outros, mas percebendo que a maior recompensa é dar.
Há coisas que damos por ser hábito, por tradição, e para ficarmos bem vistos, quando não devia ser assim...
Damos às vezes aquilo que não nos faz falta, que não gostamos, que já não nos serve ou que não presta. Estamos a dar o excesso, ficando ainda assim felizes pela nossa boa acção. Aquilo que não serve para nós, não deveria servir para mais ninguém.
Quando estou a falar em dar, não me refiro a "ofertas" com um significado relativo, que não traduzem o verdadeiro prazer de dar sem esperar receber nada em troca. Se o que esperamos é sempre a recompensa pelo que fazemos, ficaremos frustrados e, pessoalmente, já teria desistido há muito tempo, porque muitas vezes não consegui colher logo o que semeei há bastante tempo.
Recordo-me muito bem, quando no ano de 2006 iniciei a fundação da Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro - ADASCA, tendo investido tudo neste Projecto, sem calcular bem as consequências que teria de suportar. Parecia quase impossível ir receber o que tinha dado com a angústia e paciência, mas valeu a pena não desistir e esperar para ver esta obra crescer.
Tenho recebido muito mais de Deus do que lhe tenho dado. Da mesma forma também, tenho recebido mais de outros, do que jamais dei a alguns.
Nestes últimos tempos, mais conhecedor das grandes responsabilidades e apertos financeiros da ADASCA, coloquei diversos objectivos de apoio a este trabalho, em áreas onde possa ser mais útil aos dadores de sangue, que para muitos tem sido incompreensível.
Devido à recessão financeira que atravessamos, parece não fazer sentido dar o que por vezes não temos, quando para nós também não chega. Temos medo de dar o que ganhámos, porque nos faz falta. Não damos também porque nos pode faltar na nossa casa ou no nosso negócio. Não damos também porque nos pode fazer falta no futuro. Mas qual é o nosso problema em dar, se até já recebemos primeiro? Afinal, quem nos tem dado tudo aquilo que temos? Se não damos a outros daquilo que Deus nos tem dado não somos reconhecidos: somos ingratos, insensíveis para com as necessidades dos outros à nossa volta.
É neste contexto que uma promessa de Deus: "Dai e ser-vos-á dado, com boa medida, recalcada, sacudida, transbordante". A promessa vai ser cumprida a seu tempo, se não desistirmos, e não vai ser esquecida por Deus que tudo conhece em todos, porque Ele esta a zelar individual e continuamente por cada um. Se cuidarmos de alguns, muitos cuidarão de nós.
Faz parte do lema e apelo da ADASCA afirmar. "A DÁDIVA DE SANGUE É UM GRANDE GESTO DE SOLIDARIEDADE PARA COM O PRÓXIMO QUE NEM CONHECEMOS".
Há um provérbio que também diz o seguinte: "Se a tua visão é para 1 ano, semeia flores. Se a tua visão é para 10 anos, semeia árvores. Se tua visão é para toda a vida, semeia em pessoa."
Por Joaquim Carlos
(Adaptado)

Pensamento: "Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que vê quando tira os olhos do seu objectivo." (Henry Ford)
Máxima: "O dinheiro faz homens ricos, O conhecimento homens sábios e a humildade faz homens grandes".
(Autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário