8.28.2012

Comunicado da ADASCA à Imprensa sobre o Estatuto do Dador de Sangue


Comunicado da ADASCA à Imprensa sobre o Estatuto do Dador de Sangue

Desde que o Estatuto do Dador de Sangue foi publicado no Diário da República a 27 do mês em curso, a imprensa escrita de âmbito nacional, incluindo as Televisões, tem vindo frequentemente a publicar apenas declarações de duas pessoas a saber: Dr. Hélder Trindade (Presidente do IPST), e do Sr. Joaquim Moreira Alves (Presidente da FAS), como se fossem os principais obreiros que deram origem ao Projecto que motivou a aprovação na Assembleia da República daquele Estatuto, o que não é verdade, merecendo assim a mais profunda contestação da Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro – ADASCA.
Face ao exposto, de acordo com artigos 24º, 25º e 26º da Lei de Imprensa (Lei nº 2/99 de 13 de Janeiro), requeremos o direito ao esclarecimento e dissociação clara daquelas declarações com base no seguinte:
1 - Consultando o arquivo de recortes de imprensa que a ADASCA tem vindo a organizar, onde consta uma diversidade de declarações das pessoas acima referidas, constatamos que o primeiro recentemente desvalorizou a aprovação do dito Estatuto, o segundo nunca fez parte integrante do Grupo de Trabalho, nem subscreveu a Campanha Nacional para Angariação de Assinaturas, tendo até ofendido aqueles elementos, tratando-os de criminosos, quando os mesmos revindicaram a reposição da isenção da taxas moderadoras aos dadores nos serviços hospitalares, no inicio de Fevereiro do corrente ano.
2 – Tanto o Dr. Hélder Trindade como o Sr. Moreira Alves, deviam ser mais prudentes nos comentários que fizeram sobre o presente Estatuto do Dador de Sangue, tendo em consideração que ambos pouco ou nada fizeram para a agora existência do mesmo, e passar posteriormente a ser aplicado por força de Lei.
3 – O Sr. Moreira Alves vem publicamente aplaudir o quê? Com que autoridade moral se arroga a chamar a si ou à federação que representa um objectivo, pelo qual nada fez? Classificamos esta atitude como uma clara usurpação indevida, com o beneplácito da comunicação social, o qual merece da parte desta associação o mais veemente protesto e indignação, a que não podemos ficar indiferentes.
4 – Esta postura vai ser alvo de apreciação no decorrer da 2ª. Convenção Nacional de Dadores de Sangue que vai decorrer no dia 22 de Setembro em Viana do Castelo, que esperamos merecer a melhor atenção dos mesmos órgãos de comunicação social que se disponibilizaram a dar cobertura a quem não devia, preterindo pela negativa quem tudo fez pela existência deste Estatuto.
5 – O Movimento de Associações de Dadores de Sangue, do qual a ADASCA faz parte integrante desde o seu surgimento, é que solicitou aos partidos com assento na Assembleia da República, incluindo a Comissão Parlamentar da saúde um conjunto de reuniões, e no decorrer das mesmas foram entregues mais de 4000 assinaturas de dadores de sangue e dirigentes associativos, para que fosse reposta a isenção das taxas moderadoras, onde o Sr. Moreira Alves nunca esteve presente, como prova a foto em anexo.
6 – Ao contrário do que se tem vindo a fazer crer pela pessoa do Dr. Hélder Trindade, através da comunicação as social, a principal causa da redução brutal de dádivas de sangue, reside tão-somente na retirada da isenção das taxas moderadas, que devia ser vista como um mero incentivo à dádiva de sangue, e nunca como uma contrapartida financeira, ou coisa que o valha.
7 – O usufruto daquele benefício motivou durante anos milhares de pessoas a aderir à dádiva de sangue, pelo que merece ser sempre destacado não só pela ADASCA como ainda pelo Movimento de Associações de Dadores de Sangue, que se pauta pela total independência em matéria natureza partidária ou religiosa.
8 – Com a não inclusão da isenção das taxas moderadoras no supracitado Estatuto do Dador de Sangue, jamais o IPST vai ter de regresso os dadores regulares, como acontecia antes. Os valores que o Ministério da Saúde começou a cobrar aos dadores nos hospitais, são um montante irrisório, comparativamente com os prejuízos acumulados.
9 – O IPST na pessoa do seu Presidente, tem vindo a revelar uma clara falta de consideração pelas campanhas de sensibilização para a dádiva de sangue, promovidas pelas associações de dadores a nível nacional, sendo a ADASCA das tais.
10 – Reiteramos o nosso protesto pelas declarações feitas pelo Dr. Hélder Trindade coadjuvado pelo Sr. Moreira Alves, quando estes se arrogam a chamar a si a concretização de um objectivo, para o qual em nada contribuíram. Encontramo-nos assim perante uma usurpação clara, que se devia transformar num crime de natureza moral.
Tomamos a iniciativa de convidar desde já toda a comunicação social, para estar presente na 2ª. Convenção Nacional de Dadores de Sangue que vai decorrer no dia 22 de Setembro na linda cidade de Viana do Castelo, ai sim, as razões do nosso descontentamento vão ser dadas a conhecer, elas são bem diferentes daquelas que por vezes surgem na imprensa.
Esperamos que o direito de resposta seja integralmente respeitado, repondo assim a verdade integral neste assunto.

Cordialmente,
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Tm: 964 470 432
Site: www.adasca.pt
Blog: aveiro123-portaaberta.blogspot.com

Aveiro, 28 de Agosto de 2012

Contactos:
Alberto Mota – Tm: 939 337 289
(Presidente da Direcção da Associação de Dadores de Sangue de Guimarães)

José Passos – Tm: 934 883 408
(Presidente da Direcção da Associação de Dadores de Sangue do Distrito de Viana do Castelo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário