8.01.2012

Mensagem aos Dadores de Sangue da ADASCA


No sentido de vos dar conhecimento do Estatuto do Dador de Sangue, que pode ser consultado site abaixo indicado, aprovado na Assembleia da República no passado dia 24 de Julho, embora falte ainda a sua regulamentação.
Em simultâneo segue um artigo de opinião, onde através do qual dou a conhecer a minha indignação pessoal. Esfomou-se a esperança que nos assistia quanto á reposição da Insenção das Taxas Moderadoras nos Serviços Hospitalares, na nossa opinião, principal causa para a redução das dádivas de sangue desde Fevereiro do ano em curso, e não outras como se tem vindo a fazer crer, que classificamos de uma baixa estratégia politica.
O meu enfoque vai para uma máxima do primeiro ministro: que se lizem as próximas eleições, não nos lixem mais é a pouca dignidade que nos resta enquanto dadores de sangue.
A hipocrisia politica revelada pelo PSD e CDS na argumentação usada para votar contra a reposição daquele único incentivo à dádiva de sangue, como ainda a notória falta de coerência sobre este assunto, faz-nos arrepiar porque as consequências no futuro vão ser dramáticas.
Aqueles senhores deviam corar de vergonha quando apertarem a mão a um/a dador/a de sangue, porque esmagaram o seu reconhecimento público. Os ditos deputados odeiam as/os dadoras/es de sangue, os mesmos que tanto falam em justiça social. Quando o ministro da saúde diz mata, os deputados daqueles dois partidos que o sustentam dizem esfola. É incrível a sua postura, a incoerência que revelaram!
Destruiram em escassos meses o que levou anos a construir em prol da dádiva de sangue a nível nacional, tudo pela ganância de uns simples trocos. Quem tudo quer, tudo perde...
Quem se lixem as próximas eleições... nós dadores de sangue e associações temos uma surpresa para lhes dar. Vamos marcar presença na 2ª. Convenção Nacional de Dadores de Sangue no dia 22 de Setembro em Viana do Castelo. Dali tem que sair uma tomada de posição forte e unida sobre este e outros assuntos que muito nos tem preocupado.
Aguardo pelos vossos comentários se assim o desejarem fazer. Lembrem-se que os doentes são sempre dignos da nossa solidariedade, aqueles senhores e outros que por ai deambulam disfarçados, nunca.
Dizem que a Política é tudo o que se relaciona à busca de acções para o bem estar tanto individual como colectivo, assim sendo, aqueles deputados eleitos com os nossos votos, não sabem fazer politica. Lavaram as mãos no sangue de quem é solidário. Votaram contra a melhor solução para um problema existente que a todos devia preocupar, que põe em risco muitas vidas humanas.
Que se lixem as próximas eleições.
Como sempre á vossa disposição sou,
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Site: www.adasca.pt

2 comentários:

  1. Envie-nos os seus comentários
    Agradeço a colaboração de todos que desejem partilhar a suas opiniões, experiências ou ideias, quer seja na área da saúde, ou outra ciência qualquer. Blog:aveiro123-portaaberta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Presidente da Direcção da ADASCA
    Blogger
    http://www.adasca.pt/
    http://aveiro123-portaaberta.blogspot.pt/
    http://www.ribeirinhas.pt/2013/01/18/violencia-domestica-vs-violencia-verbal/

    ResponderExcluir