8.13.2012

Ministro da Saúde não Respondeu ao Convite da ADASCA para a Campanha de Sensibilização à Dádiva de Sangue.


Assunto: Ministro da Saúde não Respondeu ao Convite da ADASCA para a Campanha de Sensibilização à Dádiva de Sangue.
Exmo. Senhor Ministro da Saúde!
Cumpro o meu dever, vindo participar a V. Exa. por este meio o desconsolo que nos deu, ao não ter comparecido no local onde se iniciou a Campanha de Sensibilização para a Dádiva de Sangue, pelas 15:00 horas do dia 11 do mês em curso, junto da Estátua do Ilustre Dr. Lourenço Peixinho, em conformidade com o Convite que a ADASCA teve o prazer de endereçar a V. Exa. datado do dia 7 de Agosto (data coincidente com o meu aniversário), onde não faltaram os deliciosos Ovos-moles acompanhados de um Aveiro de Honra.
Compreendemos a sempre agitada e movimentada vida social e profissional de V. Exa. mas, isso não invalida que o Senhor Ministro da Saúde não respeitasse o estipulado no Artigo 37.º da C RP nº. 4 que diz o seguinte: ”A todas as pessoas, singulares ou colectivas, é assegurado, em condições de igualdade e eficácia, o direito de resposta e de rectificação, bem como o direito a indemnização pelos danos sofridos.”
Senhor Ministro da Saúde, nós gostamos do seu falar desassombrado e claro, o que é pouco vulgar nos dias de hoje, nomeadamente quando o respeito pela dignidade dos dadores de sangue nunca esteve tanto em causa como agora. Saia da sua comodidade, pleiteia, venha até nós diga o que pensa. Faz bem à saúde e às relações humanas. Quantas causas belas e úteis se devem ter perdido neste País porque a inércia, o medo, falta de coragem matou! Atirar com pedra, escondendo-se a seguir sem assumir os estragos provocados, revela uma clara cobardia...
Em nós, o sangue solidário revolta-se pela forma como temos sido desconsiderados. O Sr. Ministro já pensou que estamos a passo, de os dadores só doarem sangue a quem dele na verdade necessita e desde que seja seu conhecido, como aconteceu no passado não muito longínquo? Esta possibilidade não lhe diz nada, não mexe com a sua consciência? A nós preocupa-nos profundamente.
Eu sou dos que ainda confiam no triunfo da força moral dos homens de boa vontade! Sou um crente da soberania da consciência moral, atributo que me parece faltar a quem diz publicamente defender o reconhecimento público aos dadores de sangue! A teoria na prática é sempre outra?!?
Nos Mitos da Medicina e dos Dogmas de Pasteur, está escrito que a imaginação é uma arma terrível, que levada para o campo do bem faz milagres e levada para o lado do mal só gera desastres e desgraça! Foi o que aconteceu com a retirada da isenção das taxas moderadoras aos dadores de sangue. O Sr. Ministro colocou a sua imaginação ao serviço do mal, da pior decisão que tomou na área da saúde e da solidariedade. Sabe disso, mas não o quer reconhecer publicamente.
Digo-lhe que se tiver a humildade de reconhecer o erro que cometeu e ordenar a reposição da isenção das taxas moderadoras, não lhe caem a calças por isso, nem deixa de ser menos homem, bem pelo contrário, dá um evidente sinal de inteligência e humanismo nesta área de solidariedade, reforçando assim o reconhecimento público por quem dá sangue, porque afinal o Sr. Ministro também dador, só que deve ser mais especial do que qualquer outro...
«Se a verdade é ocasião de escândalo, vale mais deixar que se provoquem escândalos do que deixar por isso, de se dizer a verdade.» (S. Gregório Magno, Papa da Igreja).
Presentemente a ADASCA representa cerca 2980 dadores de sangue associados em pouco mais de 5 anos e meio de existência. O Sr. Ministro tem a noção do esforço que é feito para mantermos estes dadores fiéis à dádiva de sangue, como ainda sensibilizar outros? Quiçá não tenha. Em Lisboa é tudo fácil, basta decretar... sem crer saber dos resultados negativos que podem dai resultar.
Em nome dos dadores aveirenses, principalmente dos que ainda doam sangue, aceite os nossos cordiais cumprimentos, matendo-se o Convite que foi enviado.
Atentamente,
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Site: www.adasca.pt
Blog:aveiro123-portaaberta.blogspot.com
Aveiro, 13 de Agosto de 2012

Um comentário:

  1. Envie-nos os seus comentários
    Agradeço a colaboração de todos que desejem partilhar a suas opiniões, experiências ou ideias, quer seja na área da saúde, ou outra ciência qualquer. Blog:aveiro123-portaaberta.blogspot.com. Podem ainda aceder ao site: www.adasca.pt

    ResponderExcluir