2.07.2013

Deputados da Comissão de Saúde Parlamentar vão estar presentes no 6º. Aniversário da ADASCA


Deputados da Comissão de Saúde 
Parlamentar vão estar presentes no 6º. 
Aniversário da ADASCA



Os dadores de sangue merecem a nossa melhor consideração e reconhecimento público pelo seu gesto de doar sangue em prol dos doentes.


No âmbito do Plano das Actividades para 2013, a ADASCA vai comemorar o seu 6º. Aniversário no dia 16 de Fevereiro junto da sua Sede, localizada no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, cujo programa segue abaixo, ainda que complete no dia de hoje os seis anos de existência.

Pela primeira vez ao longo dos seus 6 anos de existência, a ADASCA decidiu convidar os 6 deputados que integram a Comissão de Saúde Parlamentar a estar presentes no seu aniversário.

Como é do conhecimento público, a reposição da isenção das taxas moderadoras aos dadores nos hospitais foi rejeitada com os votos do PSD e CDS em debate Parlamentar no pretérito dia 16 de Janeiro, o que motivou uma quebra ainda maior de dádivas no Posto Fixo desta associação.

Face ao exposto já confirmaram a sua presença os seguintes deputados: Pedro Filipe Soares líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Dr. Miguel Viegas, membro da Comissão Concelhia de Aveiro do PCP, que representa a Sra. Deputada Carla Cruz, Srª. Deputada Manuela Tender do PSD, restando a sua confirmação os Deputados José Luís Ferreira – PEV e André Figueiredo – PS. A Sra. Deputada Isabel Galriça Neto do CDS, não aceitou o convite. Outras instituições e individualidades foram igualmente convidadas.

Por sua vez, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) faz-se representar pelo Dr. Mário Chim, Director do Centro Regional de Sangue e da Transplantação de Coimbra, o que não deixa de provocar alguma perplexidade. Nós sabemos que é difícil dar os ouvidos e cara junto dos dadores e das suas associações. Não foi convidada nenhuma das duas federações de dadores, que mais não servem do que receber dinheiros do IPST.

Pretendemos com este gesto dar a possibilidade aos deputados que aceitaram o nosso Convite, para ouvir no decorrer de uma Colheita de Sangue as queixas dos dadores. Lamentamos a ausência do Dr. Hélder Trindade, Presidente do Conselho Directivo do IPST, que nos últimos tempos mais não tem feito do que atacar os dirigentes associativos. Provavelmente estará de saída(?).

A comunicação social está convidada a estar presente neste 6º. aniversário, e claro, fazer a cobertura jornalística que entender. Acreditamos que a reposição da isenção das taxas moderadoras nos hospitais vai ser uma realidade consumada, é uma questão de tempo.

Programa


8:00 HORAS – Distribuição dos questionários aos dadores para a dádiva
9:00 HORAS – Inicio da Colheita de Sangue
10:00 HORAS – Recepção aos Convidados
10:30 HORAS – Leitura da Mensagem e partir o Bolo do 6º. Aniversário
13:00 HORAS – Conclusão da Colheita de Sangue.

Cordialmente,
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA


NB: considerando que decorre em paralelo uma Colheita de Sangue, por forma a dar a possibilidade aos dadores que vão doar sangue de participar na mesma e poder saborear do nosso Bolo de aniversário, assim se explica o horário para o início da cerimónia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário