2.01.2013

Saúde nega ter cortado mais do que combinado com a troika




Saúde nega ter cortado mais do que combinado com a troika


Ministério de Paulo Macedo desmente números da OCDE.

O ministério tutelado por Paulo Macedo contraria os dados apresentados pela OCDE DANIEL ROCHA

O Ministério da Saúde nega ter cortado o dobro do acordado com a troika, como atesta o relatório Health Spending Growth at Zero – Which countries, which sectors are most affected?, publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Garante que tal ideia foi retirada de um artigo da revista Economist Intelligence Unit, intitulado “Portugal healthcare: Hospitals for sale”, publicado em Setembro de 2011. “O artigo em causa induz em erro dado que labora uma confusão entre os universos EPE [Hospitais Entidades Públicas Empresariais] e SNS [Serviço Nacional de Saúde].”

Por email, a assessora do ministro assegurou que “o orçamento do SNS para 2012 (expurgando o efeito do Plano de Regularização de Dívidas) registou uma redução de 4,67% e não de 11%”. “Analisando a conta do SNS, verificou-se uma redução da despesa total em 2012 de cerca de 600 milhões de euros (-6,8%)”, especifica.

Há, segundo afirma, uma confusão “entre o processo de privatização dos HPP [Hospitais Privados de Portugal] e o inexistente processo de privatização dos EPE”. Assumiu-se que o HPP “estaria integrado na rede do SNS, o que como se sabe não é correcto”.

Não é tudo. Numa das tabelas, as contas da OCDE indicam que a despesa em 2011 caiu 5,2% face a 2010, quando a média de todos os países que integram a organização se traduz num crescimento de 0,7%. Também aqui o ministério alega haver uma “confusão conceptual”. “O quadro refere-se à óptica de contas nacionais, nomeadamente à evolução da despesa corrente em saúde, que a Conta Satélite do INE aponta para -4,6% e não para 5,2%”, afirma.

ANA CRISTINA PEREIRA 01/02/2013 - 20:47


Comentários: Este artigo não diz nada sobre as pessoas que faleceram por falta de cuidados médicos, por não terem dinheiro para comprar medicamentos ou irem aos hospitais.
Se os mortos falassem meus senhores…

Nenhum comentário:

Postar um comentário