7.09.2013

ADASCA indignada com pagamento de taxa para efectuar colheitas de sangue em Unidade Móvel

ADASCA indignada com pagamento de taxa para efectuar colheitas de sangue em Unidade Móvel
Digitalização da prova de pagamento
Nos últimos tempos, Aveiro tem sido notícia na imprensa de expressão nacional pelas piores razões, o que provoca um profundo sentimento de indignação na comunidade.

A Câmara Municipal de Aveiro deve ocupar o primeiro lugar na aplicação de taxas por tudo e em tudo o que à primeira vista se possa angariar uns cêntimos, o que não deixa de ser ridículo.

É do conhecimento público que a Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro ora adiante designada por ADASCA, com apenas 6 anos e 5 meses de existência, é uma das maiores associações do género existentes da zona Centro do País, congregando cerca de 3300 dadores associados, sem que paguem cotas ou jóias, com mais sessões de colheitas de sangue num só espaço, referimo-nos ao Posto Fixo onde decorrem 7/8 sessões por mês.

Há dois anos a esta parte, que a dita associação em cooperação com o Centro Regional de Sangue e Transplantação de Coimbra vs. IPST e a Câmara local, entre outras entidades, organiza as designadas ‘Campanhas de Colheitas de Sangue de Verão’ por forma a colmatar a redução de dádivas nesta altura do ano, para que os hospitais não se sintam condicionados no tratamento aos doentes que necessitam de transfusões e estes corram por sua vez risco de vida, sem que nunca tenhamos sido obrigados a pagar qualquer valor de taxa pela ocupação da via pública com a Unidade Móvel do ISTP.
Modelo da Unidade Móvel que vai estar estacionada junto do Tribunal Judicial de Aveiro para proceder ao atendimento das pessoas interessadas em doar sangue, sendo a ADASCA obrigada a pagar 150€ pelo seu estacionamento

Como já tivemos oportunidade de divulgar, está em marcha a Campanha de Colheitas de Sangue ‘Verão 2013’ com os mesmos objectivos acima descritos, em parceria com a CMA, Freguesia da Glória e Bombeiros Velhos de Aveiro, com a diferença que desta vez fomos obrigados a pagar o valor de 150€ pela ocupação da via pública conforme atesta o anexo, o que nos provoca uma profundamente indignação considerando a natureza pública da iniciativa, não visando quaisquer fins lucrativos, bem pelo contrário toda ela reverte a favor da comunidade doente. É ridículo a todos os níveis.

O que mais nos indigna, é que a CMA não vai ter qualquer despesa com esta Campanha, nem sequer na área do fornecimento da corrente eléctrica, uma vez que é oferecida por estabelecimento comercial existente junto ao Tribunal Judicial de Aveiro. É ridículo.

Não basta o ministério da saúde fazer de nós dadores de sangue sola de sapato, desrespeitando-nos com frequência, senão agora sofrermos na pele mais esta investida. É ridículo a todos os níveis. É surrealista.

A Campanha correu sério risco de não se realizar no local previsto, mas, graças a um donativo vindo de uma entidade pública, a mesma vai decorrer com alguns amargos de boca nos dias 15, 18, 22, 25, 29 e 30 de Julho na Praça Marquês de Pombal junto ao Tribunal Judicial de Aveiro.

Presidente da Direcção da ADASCA
Blogger
Joaquim Carlos
Tm: 964 470 432

NB: A Unidade Móvel que aparece na imagem em anexo participou na primeira Campanha de Verão 2011 junto do Fórum de Aveiro, sem que tenhamos pagão qualquer valor de taxas.

Claro que a Direcção da ADASCA está indignada com a atitude da Câmara Municipal de Aveiro, pelo que nos é dado saber é a primeira a nível nacional a obrigar uma associação de dadores a pagar para efectuar colheitas de sangue. É o País em vivemos, os políticos que temos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário