1.01.2014

Significado de Grafite

Significado de Grafite



Grafite (ou grafito) é uma palavra de origem italiana cujo singular “graffito” (plural “graffite”) significa “escrita feita com carvão”. O carvão mineral que se encontra no interior dos lápis também tem o nome “grafite”.


A grafite contemporâneo consiste em uma forma de arte de rua em que os desenhos feitos com spray exprimem ideias e modificam a paisagem urbana. Esse tipo de arte é muitas vezes vista como poluição visual e vandalismo contra o património público.


Os grafiteiros deixam a sua marca em banheiros públicos, casas abandonadas, edifícios, nos espaços do metro, monumentos públicos, ónibus, muros, postes, etc.

Para evitar esse tipo de problema e aproveitar o potencial dos artistas foram desenvolvidos projectos visando profissionalizar essa actividade e dar oportunidade aos grafiteiros de manifestarem a sua arte sem comprometer o património público.

Painéis para exibições dos trabalhos e muros próprios para os artistas expressarem suas ideias são iniciativas de algumas cidades um pouco por todo o mundo, que pretendem preservar a cidade do mau aspecto causado pelas pichações desordenadas.

As inscrições em grafite são conhecidas desde o Império Romano quando os antigos romanos utilizavam carvão para escrever palavras de protesto nas paredes.



Na década de 60 do século XX, na cidade de Nova York, jovens provenientes do bairro Bronx começaram a espalhar suas marcas nas paredes da cidade utilizando tintas em spray. Também desenhavam imagens de protesto contra a ordem social dando início a um grande movimento de arte urbana.



Comentários: as imagens aqui expostas foram recolhidas no interior da antiga Lota de Aveiro, num belo dia de sol quando por ali passei para realizar uma Fotorreportagem no âmbito do Projecto Imagem e Comunicação. Não é fácil encontrar opiniões fundamentadas sobre a arte de grafite, assim decidi recorrer ao que aqui dou a conhecer, ainda que tenha sido alvo de ligeiras correcções.


Postado por Joaquim Carlos, Coordenador do Projecto Imagem e Comunicação.  Apesar das imagens serem exclusivas, podem ser usadas desde que seja feita referencia da sua fonte de origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário