3.01.2014

ADASCA Comemora o Dia Nacional do Dador de Sangue com 1º. Concurso de Desenho sobre Dádiva de Sangue

ADASCA Comemora o Dia Nacional do Dador de Sangue com 1º. Concurso de Desenho sobre Dádiva de Sangue

A Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro-ADASCA, vai comemorar este ano o Dia Nacional do Dador de Sangue (27 de Março) de forma inédita em Aveiro, realizando a 1ª. Exposição sobre a Dádiva de Sangue, em simultâneo com um Concurso de Desenho, com o seguinte lema: GESTOS SIMPLES QUE SALVAM VIDAS.

Numa altura em que a escassez se faz sentir em alguns hospitais, julgamos que tanto o tema como o Concurso, enquadram-se perfeitamente, procurando assim sensibilizar a comunidade aveirense, desafiando os jovens dadores e não dadores a participarem mediante a apresentação de Desenhos alusivos a esta temática. Os trabalhos devem ser entregues até ao dia 20 de Março.

A Exposição vai decorrer nas Galerias de Exposições da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, nos dias 27, 28, 29, 30 e 31 de Março, dias 1, 2 e 3 de Abril, localizada na Rua dos Combatentes da Grande Guerra, nº. 5, junto ao edifício Passos do Concelho, com entrada livre.

Para os melhores 6 Desenhos serão atribuídos os seguintes prémios:
1º. Prémio: Máquina Fotográfica Digital Modelo: Finepix JZ 200, Fujifilm, de 16 MPixels, com 8X de Zoom, cartão SDHC com 8 GB, que, também, faz filme em formato HD.
2º. Prémio: Telemóvel Marca Samsung E1180
3º. Prémio: 60€ em material escolar
4º. Prémio: 30€ em material escolar (Patrocínio da Papelaria Académica Kimera)
5º. Prémio: O Livro do Cérebro – Guia Ilustrado
6º. Prémio: Oferta de um Voucher/Refeição de Sushi para uma pessoa pela Umami
Todos os participantes terão direito a um Certificado de participação.

O Júri é formado por 7 elementos singulares, integrando o Artur Fino, consagrado Artista Plástico aveirense.
1 Elemento da Direcção da ADASCA
1 Representante do IPST
1 Representante da ESSUA
1 Representante do Serviço de ImunoHemoterapia do Hospital de Aveiro
1 Representante do Pelouro da Saúde da CM de Aveiro
1 Representante do Instituto Português do Desporto e Juventude de Aveiro
1 Jornalista do Correio da Manhã.

O júri da organização reunirá em privado, em data e hora a anunciar, durante o mês de Maio na Sede da ADASCA, onde serão votados os 6 melhores Desenhos.

As entidades convidadas oficialmente para participarem nesta 1ª. Exposição, são as que se segue: Pelouro de Saúde da Câmara Municipal de Aveiro, União das Freguesias de Glória e Vera Cruz, Serviço de ImunoHemoterapia do Hospital Baixo Vouga, ESSUA, IPST, Instituto Português do Desporto e Juventude de Aveiro, Correio da Manhã.

Vão estar expostos alguns artigos e objectos relacionados com a dádiva de sangue, que vale a pena visitar, para que se saiba como eram transportadas a dádivas de sangue há uns 30 anos atrás. Igualmente dois manequins equipados, um deles deitado numa maca simulando o processo da dádiva de sangue, como ainda a passagem de um Vídeo do IPST.

Vai ainda decorrer uma Conferência em torno do tema: GESTOS SIMPLES QUE SALVAM VIDAS, em data e hora a anunciar, coordenada pela Dra. Lúcia Borges, Directora do Serviço de ImunoHemoterapia do Hospital do Baixo Vouga coadjuvada por uma colega desta.

Face ao exposto, reiteramos o desafio aos artistas com imaginação e criatividade, para aderirem ao dito Concurso de Desenho, pois os prémios são aliciantes.

Posteriormente, a Exposição poderá ser visitada na Sede do Instituto Português do Desporto e Juventude de Aveiro, em datas a anunciar.

O Regulamento do dito Concurso pode ser consultado no site da ADASCA, indicado abaixo. No participar é que está o ganho. Participem.

O Programa estará concluído esta semana, sendo disponibilizado no referido site da associação, onde serão fornecidas mais informações quiçá tenham interesse para as escolas ou outras entidades que façam questão de nos visitar.

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA

ONDE POSSO DOAR SANGUE EM AVEIRO NO ANO DE 2014?
O Regulamento do Concurso pode ser consultado no site que segue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário