9.27.2014

CAMPANHA PARA RECOLHA DE SANGUE E REGISTO DE DADORES DE MEDULA ÓSSEA A FAVOR DE UM EX-ALUNO DA UA

CAMPANHA PARA RECOLHA DE SANGUE E REGISTO DE DADORES DE MEDULA ÓSSEA A FAVOR DE UM EX-ALUNO DA UA


O antigo aluno do Mestrado em Ensino de Música e Mestrado em Música para o ensino Vocacional da Universidade de Aveiro (UA), Tiago António Nunes da costa, encontra-se com Leucemia Linfoblástica Aguda. Amanhã, e à semelhança do que tem acontecido por todo o País, realiza-se uma recolha de sangue e de registo de dadores de medula óssea, a seu favor, na Sede da Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro (ADASCA), Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso. Esta acção começa pelas 9 horas e prolonga-se até às 13 horas.

Tiago Costa, com 29 anos de idade, foi aluno da UA entre 2009 e 2011. Neste momento, não exerce qualquer actividade profissional devido à doença, fazendo apenas os tratamentos recomendados (quimioterapia).

Assim, Tiago vê na possibilidade de realizar um transplante de medula um futuro para a sua vida, que espera que regresse rapidamente à normalidade. Caso esteja interessado em contribuir com o seu gesto solidário, mas não esteja disponível amanhã, pode comparecer no Posto Fixo da ADASCA noutras datas de acordo com a sua disponibilidade, consultando-as no site indicado abaixo.
 
Gestos simples que salvam vidas, seja o leitor também um “salvador de vidas”, pratique estes exemplos, que não tem preço. 
DADORES DE MEDULA ÓSSEA

SABIAS QUE?
Há doenças como as Leucemias e alguns tipos de Linfomas, entre outras que podem ser curadas através de um transplante de medula óssea?
Estes doentes só têm 25% de hipóteses de terem um irmão igual e a percentagem de encontrarem um dador compatível não aparentado é de 1/10000.
O Registo de Dadores de Medula Óssea existe para que se possam encontrar dadores para estes casos.
Para seres um potencial dador, basta preencheres um inquérito, fazer uma pequena recolha de sangue, e se tudo estiver bem, ficas inscrito numa base de dados nacional e internacional que é pesquisada diariamente para todos os doentes que necessitam de transplante.

SÓ PRECISA DE
- Ter entre 18 e 45 anos de idade.
- Ter pelo menos 50Kg.
- Ser saudável.
- Fazer-se acompanhar do B.I. ou do Cartão de Cidadão.

Todos estão convidados a aderir a mais esta iniciativa solidária. Podem aproveitar a oportunidade e efectuar em simultâneo a dádiva de sangue, que em nada interfere com a saúde do potencial dador, porque afinal o sangue é necessário todos os dias nos hospitais.

UMA VEZ INSCRITO NO CEDACE NÃO ADIANTA FAZÊ-LO OUTRA VEZ
NÃO SE DEVE DAR SANGUE EM JEJUM.

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Telef: 234 095 331 (SEDE)
ONDE POSSO DOAR SANGUE HOJE EM AVEIRO E ATÉ FINAL DEZEMBRO?

NB: se reencaminharem este e-mail já estão a ajudar. Quem já se inscreveu como potencial dador de medula, não adianta fazê-lo de novo porque passa a constar na base de dados para efeitos de pesquisa até aos 55 anos de idade.
Os interessados em inscrever-se como potenciais dadores de medula, podem fazê-lo em simultâneo com a dádiva de sangue, sem qualquer prejuízo para a sua saúde, porque são avaliados pelo médico do IPST.


O Posto Fixo da ADASCA funciona no 1º. Piso neste edifício

Nenhum comentário:

Postar um comentário