11.23.2014

Imprensa não dá voz às associações de dadores de sangue, mas censura os dadores

Imprensa não dá voz às associações de dadores de sangue

Alguns grandes jornais e revistas com circulação nacional (incluindo imprensa regional, alguma ancorada nos apoios financeiros pagos por todos nós) deixaram de dar voz às associações de dadores de sangue, alinhando assim com a indiferença com que o governo nos tem votado.
Aos leitores que não concordam com este tratamento inaceitável, apelamos que cancelem as suas assinaturas, ou deixem de comprá-los nos locais habituais! Optem por ler os jornais e revistas que os estabelecimentos comerciais normalmente compram logo pela manhã, a pensar nos seus clientes habituais.
Estamos perante uma nova versão para praticar a censura: é não dar cobertura jornalística.
A notícia que o JN divulga na sua edição do dia 23/11 (Sociedade) revela bem como somos tratados. Para nos tratar de indiferentes ao sofrimento do nosso próximo, já estão disponíveis, já existe espaço, dando apenas cobertura às declarações do dirigente do IPST.
Os dadores de sangue, medula óssea ou de órgãos são ou não soberanos nas suas decisões? Quiçá quem nos ataca nem sequer é dador de sangue ou foi, caindo por terra a sua autoridade moral, quando decide elaborar juízos de valor sobre este magno assunto que devia preocupar toda a sociedade.
Quer se concorde ou não, as associações de dadores de sangue relacionam-se diariamente com potenciais candidatos à dádiva de sangue, e à medula óssea, manifestando sempre reservas em dar o passo decisivo, isto é: consumar na verdade esse valioso acto.

Porque será, a imprensa está mais disponível em atacar-nos a nós dadores, e às nossas associações, do que nos dar ouvidos? Quando o faz, dão mais espaço a quem nos desrespeita, a quem nos trata como indesejáveis, como acontece no SNS?
Este assunto (entre outros) tem sido vezes sem conta discutido por nós dirigentes associativos, sem que ninguém nos tenha até à data dado ouvidos.
Outras questões bem podiam ser aqui expostas, mas, considerando a sua delicadeza é melhor dar esta opinião por terminada.
Curioso, não aparece um órgão da comunicação social que queira associar-se a nós, para que seja reposta a isenção das taxas moderadoras aos dadores de sangue nos hospitais públicos. Porque será? Deixou de ser assunto de interesse público?




Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
ONDE POSSO DOAR SANGUE EM AVEIRO NO ANO DE 2015?
Quem quiser tem as Coordenadas GPS: N 40.62659,W -8.65133

Nenhum comentário:

Postar um comentário