11.19.2014

O que é o Carácter?

O que é o Carácter?


Carácter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes.
O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu carácter. Os seus valores e firmeza moral definem a coerência das suas acções, do seu procedimento e comportamento.
Uma pessoa conhecida como "sem carácter" ou "mau carácter", geralmente é qualificada como desonesta, pois não apresenta firmeza de princípios ou de moral. Por outro lado, uma pessoa "de carácter" é alguém com formação moral sólida e incontestável.
O carácter quando é forte, não se deixa levar por alguma proposta de uma via mais fácil para a realização de algo. Mesmo se naquele momento parece ser o melhor caminho a seguir, é o carácter que vai determinar a escolha do indivíduo.
"O carácter" é uma expressão que significa conforme a época e ao lugar, rigorosamente como a moda deve ser.


1. CARÁCTER
É o termo que designa o aspecto da personalidade responsável pela forma habitual e constante de agir peculiar a cada indivíduo; esta qualidade é inerente somente a uma pessoa, pois é o conjunto dos traços particulares, o modo de ser desta; sua índole, sua natureza e temperamento.
Carácter é o conjunto das qualidades, boas ou más, de um indivíduo lhe determinam a conduta e a concepção moral; seu génio, humor, temperamento, este, sendo resultado de progressiva adaptação constitucional do sujeito às condições ambientais, familiares, pedagógicas e sociais.

2. CARÁCTER
Conjunto de características que, sendo boas ou más, distinguem uma pessoa, um povo; traço distintivo: o carácter do povo brasileiro.
Biologia. Refere-se ao aspecto fisiológico ou morfológico usado para diferenciar os seres em diferentes espécies ou numa mesma espécie.
Cunho, aparência, ar, feição: obra com carácter de autenticidade, missão em carácter oficial, doença de carácter grave.
Reunião de caracteres psicológicos comuns que compõem um indivíduo ou um grupo de pessoas: tratavam-se de pessoas de carácter duvidoso.
Caracterização do próprio sujeito; génio, índole, humor ou temperamento.
Formação moral; honestidade: homem de carácter.
Religião. Marca de teor espiritual contida na alma e definida através do sacramento do baptismo, do crisma e da ordem.
Psicologia. Conjunto coerente de respostas dadas por um indivíduo a uma série de testes e que permite, por comparação estatística, situá-lo numa categoria determinada.


O QUE QUER DIZER CARÁTER?
O termo "carácter" procede do grego "charakter" e significa literalmente "estampa", "impressão", "gravação", "sinal", "marca" ou "reprodução exacta".
E no dicionário Carácter é o termo que designa o aspecto da personalidade responsável pela forma habitual e constante de agir peculiar a cada indivíduo; esta qualidade, é inerente somente à uma pessoa, pois é o conjunto dos traços particulares, o modo de ser desta; sua índole, sua natureza e temperamento. O conjunto das qualidades, boas ou más, de um indivíduo lhe determinam a conduta e a concepção moral; seu gênio, humor, temperamento, este, sendo resultado de progressiva adaptação constitucional do sujeito às condições ambientais, familiares, pedagógicas e sociais.

Carácter é a soma de hábitos, virtudes e vícios, é a imagem interior de uma pessoa.
Carácter, em sua definição mais simples, resume-se em índole ou firmeza de vontade.
O carácter de uma pessoa pode ser dramático, religioso, especulativo, desafiador, covarde, inconstante. Tais variações podem ser inúmeras.
O carácter sofre as influências pelo meio em que é submetido. É verdade que o ser humano demonstra algum "tipo de carácter" nos primeiros dias de sua vida, mas não passa de uma ilusão. Pois o conteúdo que difere as crianças umas das outras é a quantidade de energia. Isto é, as mais agitadas diferem-se das mais quietas. Certo que a formação do carácter sofre essa influência, mas tal influência fica muito abaixo das influências do meio. Por exemplo, indivíduos muito agitados podem tornarem-se de futuro grandes guerreiros de uma causa, militares entusiásticos e incorruptíveis, militares traidores, políticos corruptos, criminosos sanguinolentos...
Assim também como crianças quietas podem ser grandes observadores políticos, cuidadosos militares, líderes que sabem observar seus subordinados (para observar é necessário calma e concentração - mais fácil nas pessoas quietas), pessoas depressivas, agiotas sem sentimentos, frios criminosos e etc.
São os acontecimentos posteriores, somados com o tipo de pensamento desencadeado no interior da mente e o entendimento sobre si próprio e as suas capacidades, que geram o carácter e os caminhos traçados adiante. Desencadeado pensamentos e acções, onde no começo da vida os acontecimentos no entorno influem no pensamentos, cria-se uma ideia em mente sobre como que é o mundo e como "sou eu".


Tais pensamentos formam o carácter e orientam as escolhas futuras. Contudo é interessante lembrar que quanto mais apoia-se em uma ideia, mas essa vai fixando-se até parecer como "imudável". Daí pensamentos simplistas crêem que o ser humano nasce com o carácter pronto. São pensamentos esses simplistas e menos elevados que orientaram (e orientam) indivíduos a acreditarem que o criminoso é sempre criminoso, que os mais lento em raciocínio é sempre imbecil, o inteligente é e sempre foi inteligente (isto é, não necessitou de fazer esforço), que o forte não se fez forte...
Em fim, o carácter é mudável mas há de se operar com muita persistência (contra o desânimo inicial das dificuldades e resultados ruins), conhecimento, dedicação, paciência... pois para mudar deve-se agir no âmbito dos pensamentos, e não apenas nas atitudes. Mudando a atitude sem mudar o pensamento, cria-se um diferencial com tendência cada vez maior de união para o lado que já é há muito praticado. Isto é, a atitude inicialmente diferente tenderá a voltar à anterior para se tornar coerente com o pensamento que não saiu do lugar. Daí, o indivíduo deprime-se ou acredita em seu "destino" e "deixa a vida te levar". Por tanto a mudança do carácter passa pela mudança do pensamento - e esse é absolutamente difícil mais não impossível pois acarreta a abrir mão de vícios, de ter energia crescente para buscar ideias e conhecimentos novos a serem adquiridos e etc...


"O carácter é como uma árvore e a reputação como sua sombra. A sombra é o que nós pensamos dela; a árvore é a coisa real." (Abraham Lincoln)



O QUE DETERMINA O CARÁCTER DE UMA PESSOA?

por Carmem Calmon Lacerda

Por muito tempo este tem sido foco de estudo de psicólogos, psicanalistas, filósofos, sociólogos e outros estudiosos da natureza humana, em um óbvio objectivo de alcançar respostas para certos actos: maldade humana, abnegação, bondade, vícios, desvios de personalidade, etc.
Recentemente, assistindo com minha filha o filme "Hellboy", deparei-me com uma resposta simplicista em um filme nada literário, profundo se olhado pela óptica da profundidade e superficial se olhado desta forma. Algo sem grandes objectivos, se assim desejas, enfim, como sempre: foco e intenção.
Começamos certo tempo atrás, a usar os filmes mais bobos que assistimos de forma a nos trazer mensagens, mesmo sendo objectivo do filme transmitir nada além de uma história criada por seu roteirista, um romance água com açúcar ou mesmo uma aventura imaginária, sagas históricas, mas olhando de um prisma de metáforas e certos misticismos, tudo que vemos pode ser interpretado como mensagens, dicas, exemplos...

Então, ontem, heis que surge o seguinte pensamento em tela:
O que determina o carácter de um homem não são apenas suas origens, o modo como ele nasce, estes são factores que sem dúvida influenciam na formação da personalidade, do carácter, da índole, mas porque determinam a forma de ver o mundo da pessoa em questão.
Pensamento filosófico conhecido diz que "se você não pode mudar a paisagem, mude a direcção de teu olhar". Isso, em meras e simples palavras pop diz que se não podemos mudar o mundo que nos cerca, podemos olhar os fatos com olhos mais caridosos, melhores e mais compassivos, e então tornar este mundo que nos rodeia um local melhor de estar. Atitudes positivas fazem a diferença, um sorriso no rosto faz a diferença, caridade faz a diferença, em nosso dia-a-dia e no dos outros. Não deixar de lembrar que estamos sempre rodeados de pessoas com necessidades diversas e problemas pessoais nos torna mais humanos pois atentamos para o fato de que não estamos sós e não somos detentores dos problemas e mazelas da vida. Apenas reconhecer isso, nos torna candidatos a formação de um carácter digno.
Há de se concluir o restante do pensamento do início do texto. O que forma o carácter afinal se ele não é determinado exclusivamente pelo meio?

O que forma o carácter é: as ESCOLHAS que a pessoa faz ao longo da vida. Não o modo como ela escolhe começar uma acção ou opção, mas a maneira que escolhe concluí-la.
Então, escolhamos o melhor, a nós e ao outro, lembrando que assim como diz o dito que colhemos o que plantamos, também há outro de minha preferência o qual diz que toda acção nos traz uma reacção. Não precisamos nos lamentar de nada, basta ter a consciência de que estamos trilhando O caminho, Aquele que nos leva a ser o outro e ser NO outro, e então nos sentimos unos e coesos, centrados e certos de que nossas acções e escolhas estão gerando a paz e o bem. Este é meu ideal de carácter. 

Então, fiquemos na paz, todos juntos, todos um, um pelo outro e o outro pelo um.


Nenhum comentário:

Postar um comentário