12.07.2014

Fotorreportagem do 1º. Jantar de Natal Solidário da ADASCA Dia 6 de Dezembro de 2014 (4ª. Parte)

Fotorreportagem do 1º. Jantar de Natal Solidário da ADASCA Dia 6 de Dezembro de 2014 (4ª. Parte)









Foi um êxito o 1º. Jantar Solidário da ADASCA conforme comprova esta fotorreportagem.
“E EU lá estarei então cantando para AJUDAR... Hoje eles, amanhã nós” comentário do Cantor Kit Carlos inserido no facebook. Existem poucas pessoas que entendam a dimensão desta frase. O Kit Carlos esteve presente, como era de esperar, e esteve bem.

A coerência para nós é ponto assente. Mantemos assim, o que divulgamos no tempo antecedente ao evento: “Provavelmente, nem se lembram que nós dadores, somos solidários todos os dias, sempre que for necessário, autênticos bombeiros numa versão moderna e mais simpática.” Mais: “ Somos constantemente, "assediados" por SNS e e-mails para doar sangue, para nos inscrevermos como potenciais dadores de medula óssea, porque alguém que nem sequer conhecemos corre sério risco de vida.” 

Assim continua o texto anterior: “Mas, raros são os que se lembram, para esta associação poder desenvolver a sua missão com alguma eficácia em prol dos que mais necessitam, neste caso os doentes dependentes de componentes sanguíneos, é necessário dinheiro para os cartazes, para os meios de comunicação, para as deslocações, para o telefone, enfim para tudo o que consideramos ser imprescindível.”

O mesmo é dizer: “ pagamos para ser solidários. Sim, porque muitos dirigentes pagam dos seus bolsos para desenvolver as actividades que o ministério da saúde ou outra entidade da área deviam fazer.” Esta é a verdade nua e crua.

Apesar da ADASCA representar cerca de 3549 dadores associados de pleno direito de acordo com os estatutos, nenhum paga jóias ou cotas. Pedir apoio à Câmara Municipal ou às Juntas de Freguesia... já conhecemos a resposta antecipada: Não há, não temos ou não podemos, outras nem vezes nem sequer nos ouvem, distanciam-se de nós para não serem incomodados.

A verdade é  que o sangue não pode faltar nos hospitais, as nossas actividades não podem ser suspensas. Então, como fazer face às despesas?

Com a realização deste 1º. Jantar de Natal Solidário da ADASCA, que decorreu no pretérito dia 6 de Dezembro de 2014, no Restaurante ‘O Cagareu’ inseriu-se num conjunto de iniciativas no âmbito da Comemoração do Dia Internacional do Voluntariado, tendo para além do convívio entre dadores e amigos, angariar algum dinheiro.

Actualmente, neste mundo cheio de egoísmo, fomentado e estimulado por interesses pessoais e narcisistas, a solidariedade é uma virtude imprescindível. Solidário é quem compartilha e reparte. É urgente arredar os véus da indiferença. A Solidariedade imaginária não produz frutos, fica-se pelas boas intenções. 

Nada tem um impacto mais positivo sobre as pessoas do que nos doarmos aos outros. Nunca é demais recordar o que disse Karl Menninger, psiquiatra: "As pessoas generosas raramente têm problemas mentais. As pessoas que têm um espírito de doação são as pessoas mais positivas que conheço, pelo facto de que dar é o mais alto padrão de vida". Quanto mais as pessoas dão, melhor é sua atitude. Dar é o mais alto padrão de vida.

Esta iniciativa foi aberta à comunidade, aliás, como acontece com todas a actividades que ADASCA desenvolve. Conviver de forma saudável, dar visibilidade e força à solidariedade, é e será sempre o nosso propósito. Viveu-se uma noite de emoção e sabor tradicional. Estamos perante uma causa justa.

BEM-HAJA A TODOS QUANTOS SE ASSOCIARAM A ESTE EVENTO, COM VOTOS SINCEROS DE QUE NUNCA VOS FALTE A SAÚDE, MENOS AINDA O PÃO DE CADA DIA. SEJAM FELIZES.

Atenciosamente,
Joaquim Carlos
Liga: 234 095 331 ou 964 470 432
Presidente da Direcção da ADASCA

NB: Se alguém se sentir motivado a apoiar esta associação, pode fazê-lo, por transferência bancária, através do NIB da ADASCA = 0036 0189 99100051821. 35. Todos os apoios são bem-vindos.

Emitimos recibos, desde que nos sejam solicitados, e com os dados considerados necessários para o efeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário