4.30.2015

Filme do 8º. Aniversário da ADASCA no Youtube

Filme do 8º. Aniversário da ADASCA no Youtube

O filme do 8º. Aniversário da ADASCA está no Youtube,

Há momentos na vida que não nos sentimos motivados a fazer seja o que for. A comemoração do 8º. Aniversário correu o risco de não se realizar. Sem pingo de hipocrisia, os dadores são dignos de tudo isto e muito mais, ainda que para muitos devem ser tratados como objectos descartáveis.
A dignidade dos dadores de sangue tem sido vilipendiada às descaradas, por quem tudo devia fazer para a defender, provocando alguns arrepios…
Na qualidade de dador de sangue, como dirigente associativo sinto os efeitos nas relações institucionais vs interpessoais.
Foram retirados os incentivos à dádiva de sangue, o que provocou um abandono em massa dos locais de colheitas. Os dadores sentem-se tratados como “clientes indesejáveis” num qualquer estabelecimento comercial, mas, ninguém lhes diz na cara que são dispensáveis, desapareçam de vez, esqueçam a possibilidade da reposição da isenção das taxas moderadoras nos hospitais públicos, porque nem disso são dignos.
Por fim, não deixa de ser surrealista quando há dirigentes associativos que subscrevem estes atentados à dignidade do dador, com atitudes de acomodação, indiferença, acrítica, distanciamento, alinhando em jogos sujos, que devem ser denunciados.
Os dadores dispensam palmadinhas traiçoeiras nas costas, sorrisos fabricados vs fingidos, discursos de circunstância e de conveniência, eles pedem actos concretos na defesa da sua dignidade, reconhecimento público pelo seu gesto solidário.
Os dadores são usados por alguns dirigentes com responsabilidades acrescidas como meio para alcançar fins concretos, fazendo deles pacóvios. Até quando?
Como se justifica a existência de duas federações de dadores de sangue, quando muito a diferença de cada uma não passa da sua designação? Diz-me com quem andas, que eu digo-te quem és.
O cenário que nos entra pelos olhos adentro, encandeia-nos com reflexos de natureza politica vs partidária. Os tempos que se avizinham vão ser disso uma prova real, para tanto basta acontecer uma mudança de governação.
Estou enjoado de tanta falsidade, falta de civismo… desses quero manter-me à distância. Aos dadores pede-se que continuem a ser solidários, enquanto nos bastidores alimentam-se interesses mesquinhos, subterrâneos, jogos sujos, ameaças físicas e verbais, revelando atitudes de dominadores absolutos, que mais parecem ser donos disto tudo. Estamos perante ambições desmesuradas, onde não se olham aos meios para alcançar os fins, mesmo que sejam desonestos.
Quem não se encontra do lado dos dadores de sangue, não é digno de se manter no mundo da dádiva de sangue. Saia de cena, desapareça.
O êxito é fácil de obter, o difícil é merecê-lo. Albert Camus (1913-1960)


Postado por Joaquim Carlos - ADASCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário